Skip to Main
Logo

Precisa de Ajuda ?  Ligue-nos  252 059 496 (Chamada para a rede fixa nacional)

|||
Consumíveis Computadores Componentes Impressão Datacenter Redes Cabos Software Mobilidade Tv imagem e som Smarthome Armazenamento Pos Digital signage Desporto e Lazer Serviço Expresso

Que fatores deve ter em conta na escolha de um monitor

Para ter a melhor experiência possível ao usar o computador é necessário também dar atenção à tela que vai usar.

Indicamos 5 fatores fundamentais de ter em conta na hora de comprar o seu monitor.

1 - Tamanho da tela

O tamanho do monitor que for escolher vai muito do gosto pessoal. Como será uma tela que ficará bem próxima dos seus olhos, um display grande demais pode até causar certo desconforto. Há opções de telas curvadas também que, em teoria, aumentariam a imersão durante os jogos. Geralmente, displays entre 21 a 27 polegadas cumprem bem o papel.

2 - Resolução

Esta talvez seja uma das primeiras características que vem à cabeça quando se pensa em monitores. Resumidamente, resolução é a quantidade de pixels existentes num display. A tela do monitor é composta por centenas de pequenos pixels e, cada um deles, projeta diferentes cores e sombras. Todos esses pixels juntos formam, justamente, as figuras que você vê na tela. Quanto mais pixels um monitor tiver, melhor será a qualidade da imagem mostrada.

Com isso, no mercado atual, é possível encontrar displays com as seguintes resoluções:

  • 1080p (Full HD)
  • 1440p (QHD/2K)
  • 2160p (UHD/4K)


3 - Conectores

Outro ponto bem importante a ser considerado, mas que depende diretamente da sua necessidade de uso, são quais conectores estão disponíveis no aparelho e sua quantidade. Geralmente, você encontrará as seguintes entradas (não necessariamente todas de uma vez. Depende do modelo que for adquirir):

  • Entrada para a fonte de energia
  • DisplayPort4 – Excelente opção para transferência de áudio e vídeo
  • HDMI (1.4/2.0) – Não suporta uma taxa de atualização tão alta quanto a DisplayPort 1.4, mas ainda é uma ótima opção
  • USB (2.0/3.0) – Se possível, opte por USB 3.0. A velocidade de leitura/gravação é melhor
  • 5mm Audio Out – Bem útil para conectar fones e colunas diretamente no monitor 


4 - Taxa de atualização

Medido em Hertz (Hz), a taxa de atualização é bem como o próprio nome diz: o número de vezes que a imagem na tela atualiza por segundo. Outra função é medir quantos quadros, também por segundo, o monitor em questão é capaz de gerar e, principalmente, sustentar.

Os displays atuais trabalham com as seguintes frequências:

  • 60Hz
  • 144Hz
  • 240Hz


5 - Tempo de resposta

Medido em Milissegundo (ms), o tempo de resposta nada mais é que a velocidade que um pixel leva para mudar do preto para o branco, ou para alternar seus tons de cinza. Para jogos, a medida representa o quão natural parecerá a imagem em movimento para você.

Quanto menor o tempo de resposta, mais suave serão os movimentos. Tempos de resposta altos tendem a criar borrões ao mexer rápido com a câmera em jogo de tiro ou de corrida, por exemplo. Isso acontece pelo fato do pixel ter demorado demais para fazer a troca das cores ou sombras.

Monitores TN (twisted nematic) trabalham com o tempo de resposta de 1ms, enquanto telas IPS (in-plane switching) – mais comuns – suportam até 4ms. No entanto, a diferença só é perceptível mesmo ao colocar esses dois monitores lado a lado. Ambos os displays oferecem boa qualidade de imagens, cores, brilhos e sombras. A grande vantagem do TN é mesmo a velocidade.

Para ver todos os monitores disponíveis na nossa loja clique aqui